8 Perguntas sobre a profissão de Secretário(a) Executivo(a)



1. Gostaria de saber se um profissional formado em secretariado executivo pode prestar concurso para Letras. Um substitui o outro?


Um profissional NAO substitui o outro. Apesar de muitos cursos de secretariado terem sido originados do curso de Letras, os profissionais são distintos. Há algum tempo, os editais dos concursos para secretariado, aceitavam inscrições para pessoas com formação em letras e secretariado, fato que foi muito contestado entre os secretários executivos. Hoje esta situação já foi reconsiderada e a formação exigida para o cargo de secretário executivo é o bacharelado em secretariado, assim como ocorre na Letras (formação específica em Letras).


2. Gostaria de saber se o registro profissional na SRTE é o mesmo tanto para o técnico em secretariado quanto para o secretário executivo. Existe um registro pra quem tem formação em nível técnico e outro para o nível superior?


O registro é o mesmo tanto para técnico quanto para bacharel. 


3. Trabalho como secretária executiva de um diretor numa montadora e gostaria de saber a respeito do plano de carreira para secretárias.


O plano de carreira varia muito de empresa para empresa. Onde atuo, temos promoções horizontais e verticais, que estão diretamente associadas ao plano de carreira. Por exemplo, existem os seguintes cargos ligados ao secretariado: Recepcionista, Secretária Junior, Secretária Executiva da Gerência, Secretária Executiva da Diretoria e Secretária Executiva da Presidência. Se você entrar como recepcionista e for promovida a secretária júnior, ocorreu uma promoção horizontal. Verticalmente, temos cargos de gerência, diretoria e assessoria. O mais comum é o desenvolvimento da carreira horizontalmente.


Existem alguns outros pontos interessantes a este respeito. Acesse:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/plano-de-carreira-para-que-serve/44272/




http://www.secretariando.com.br/carreira/carr-34.htm

4. Queria saber se vc gosta do curso, sei lá, trocar experiencias, saber suas opiniões sobre o curso.. Pq admito que estou no ultimo ano mas ainda me sinto meio perdida!


Eu gosto muito do curso sim, acho que foi muito válido. Percebo que quando a gente está dentro da Universidade/Faculdade, não tem muita noção do que nos espera e de que como seremos recebidos pelo mercado de trabalho. Acho que um grande problema é a ilusão durante a graduação de que todos sairão lindos, ricos, bem empregados e influentes em seus locais de trabalho. Isso não é verdade. O começo é difícil, como em qualquer outra área. Eu tive sorte no estágio supervisionado, fui efetivada no fim do meu contrato. Mas nem todos tem a mesma sorte. É preciso ter consciência de que ninguém começa na Presidência de uma empresa e ganhando rios de dinheiro (com raras exceções); de que é necessário engolir vários sapos sim; que muitas vezes seus chefes estarão cheios de problema e vão descarregar em cima de você; que mais importante do que falar 20 idiomas é ter maturidade e inteligência emocional... coisas que só o dia-a-dia ensina! Mas eu me sinto feliz com minha escolha, acredito que o profissional ainda não é tão reconhecido porque não é conhecido e é nosso dever mudar essa história.




5. Gostaria em que você me ajudasse nas seguintes questões, pois estou prestes a prestar vestibular para essa profissão; e tenho algumas dúvidas a respeito. O secretariado executivo é uma boa para homens?Essa profissão é bastante valorizada no mercado de trabalho?Em relação aos estágios - é difícil para consegui-los?A probabilidade de conseguir um bom emprego é grande? Os salários são dignos dos anos em que a pessoa passa se dedicando aos estudos? Pois o que eu ouço falar, é que o secretariado executivo é composto na maioria das vezes por mulheres!


Em relação aos homens na profissão, também ainda não sei muito a respeito, pois este é um "fenômeno" novo. O que posso dizer é que os que conheço estão empregados, mas a maioria no setor público. E que a procura pelos homens pelo curso tem crescido, o que é muito bom! Como disse na última resposta, o profissional pode e deve ser mais reconhecido, mas para isso precisa ser conhecido. Lembro-me que quando fui fazer estágio supervisionado todas as pessoas do escritório me perguntavam o que era esse curso que eu fazia, rs. Como valorizar o que não se conhece? É impossível! Em relação aos empregos e estágios, eles existem e são muitos. Mas aí entra um fator importantíssimo: a sua disponibildade para mudar de cidade e estar completamente disponível para trabalhar ou estagiar. Acredito que as capitais são as que oferecem melhores oportunidades e as cidades médias tem ganhado destaque também. Os salários variam muito de cidade para cidade e de empresa para empresa. Acho que a receita é correr atrás, ter como morar em cidades maiores (e ter um endereço nestas cidades ao enviar seu currículo) e ter uma boa pitada de sorte, como em qualquer outra profissão.





6. Sou formada em Letras e estou pensando em fazer o curso de Tecnologia em Secretariado. Vendo a grade curricular, encontrei disciplinas como matemática aplicada, contabilidade empresarial e economia mercadológica. Na verdade não gosto muito dessa área de exatas; por isso gostaria de saber se essas disciplinas são vistas mais superficialmente ( voltadas para organização e; ou informação) ou se são estudadas mais a fundo e qual é a aplicabilidade delas na prática. Gostaria também de entrar em contato com quem exerce a profissão para uma visão mais geral do curso.


Isso depende muito de onde você vai estudar e do professor que irá ministrar a disciplina. Geralmente, estas disciplinas são dadas mais de forma geral, só para se ter uma noção. Elas são aplicáveis no dia-a-dia da empresa, mas isso também depende da área em que você irá atuar e onde irá atuar.





7. Seria realmente necessário fazer uma faculdade de secretariado executivo para se exercer a função, ou a experiência em si já basta?

Hoje, não consideramos mais o secretariado executivo como função, mas sim como profissão. Para o exercício pleno da profissão, é necessário que você tenha formação específica. Assim, você poderá obter seu registro profissional tranquilamente, participar de concursos públicos, sem contar a vivência e o conhecimento que uma faculdade oferece.



8. Sites Interessantes .

Realmente achar algo consistente na internet sobre secretariado é complicado! Mas existem alguns sites que sempre me ajudam. Segue a lista:











0 comentários: