ETIQUETA AO TELEFONE






13 DICAS PARA NÃO DAR VEXAME NAS LIGAÇÕES DO TRABALHO

1- Ao falar ao telefone, você é julgada pela dicção. capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia. A voz deve ser alegre, clara e calorosa, nem alta nem baixa demais.
2- Jamais chame um cliente de querido, meu bem, benzinho ou expressões parecidas.
3- Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. A pessoa do outro lado da linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.
4- Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.
5- Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião - a não ser que a ligação seja muito importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes de o encontro começar.
6- Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente pelo telefone se for namorar.
7- Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone do trabalho.
8- Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou o recado.
9- Se estiver ocupada, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar no momento e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.
10- Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazê-lo com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal.
11- Jamais deixe alguém esperando na linha. É melhor dizer que está ocupada e que retornará a ligação depois.
12- Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
13- Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto e o seu número de telefone.

EDUCAÇÃO PELO COMPUTADOR:
A troca de e-mails profissionais também deve seguir regras. Conheça as principais:
– O mais importante é nunca, mas nunca mesmo, escrever algo que possa constranger seu destinatário. Evite intimidades e só escreva num e-mail aquilo que você falaria pessoalmente para ele ou ela.
– Frases de rotina, que são populares no jargão comercial do momento, tomam-se cansativas quando empregadas em demasia. Tome cuidado para não abusar de sua utilização.
–Verifique sempre a gramática e a ortografia do texto antes de enviá-lo. Nada pior do que um texto cheio de erros.
– Seja breve, clara e objetiva . Hoje em dia, ninguém tem tempo para ter textos grandes demais ou ficar pensando em palavras fora de contexto.
– Um e-mail, apesar de também ser um documento, não deve ser tão formal quanto uma carta.
– Elogie quem merece. Todos, inclusive chefes e profissionais do alto escalão , gostam de um "tapinha nas costas".
– Jogue fora todos aqueles e-mails que não servem para nada, como malas-diretas, correntes e piadinhas infames. Só responda àqueles que realmente mereçam a sua atenção.
– Nada de mandar correntes, piadas - abscenas ou não - e pegadinhas aos colegas do trabalho.

Fonte: http://www.dicasecia.com/etiqueta-ao-telefone/

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